Partilhe nas Redes Sociais

Estações de Biodiversidade

As Estações da Biodiversidade (EBIO) são percursos pedestres curtos (com um máximo de 3 km), sinalizados no terreno através de nove painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes. Os painéis funcionam como um guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e facilmente observáveis. É dado particular destaque aos insectos e às plantas que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres, nomeadamente das nossas florestas.

O principal objectivo das EBIO é promover a participação na inventariação e monitorização da biodiversidade. Pede-se aos visitantes que durante os seus passeios não deixem de registar as suas observações através de fotografia ou apenas visualizações, para depois as partilharem com a toda a comunidade através de plataformas de ciência de cidadania, tal como a plataforma Biodiversity4All. Esta plataforma está também já disponível em qualquer smartphone através da aplicação INaturalist. Registe-se e se visitar qualquer EBIO contribua para melhorar o conhecimento sobre a biodiversidade.

Estação da Biodiversidade da Quinta do Furadouro

Foi inaugurada no dia 8 de Maio, a EBIO da Quinta do Furadouro, onde, além dos valores culturais (Quinta do Furadouro construída no século XI) e económicos (pomar de produção de sementes de eucalipto), se destaca o papel das áreas naturais e a importância destas para a conservação das espécies.

Esta inauguração teve a presença das turmas do 1º Ciclo da Escola Básica do Furadouro do Concelho de Óbidos, que serão no futuro os nossos principais “ajudantes” na pesquisa das espécies e da sua abundância nas nossas florestas. Quem sabe se não ajudámos a criar o gosto pelo trabalho na natureza?

No passado dia 26 de Maio as famílias dos colaboradores da Altri Florestal usufruíram também de uma visita guiada ao percurso e puderam participar no desafio de registar e partilhar mais espécies, contribuindo assim para um maior conhecimento sobre os valores naturais presentes na Quinta do Furadouro.