Partilhe nas Redes Sociais

Sofia Jorge, Gestora do departamento de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão da Celbi

Objectivo zero acidentes

O projecto Comportamentos Seguros apareceu na altura certa na Celbi. Apesar de a empresa ter, desde há vários anos, o objectivo de Zero Acidentes e de ter sido feito um trabalho notável na implementação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, estava no momento de uma “viragem de página”. Nos últimos anos o número de acidentes tinha estabilizado num patamar que, não sendo mau, não era de todo o pretendido pela empresa.

Sabia-se, pela investigação realizada aos acidentes, que cerca de 70% tinham origem em comportamentos inseguros. Era neste tema que era necessário concentrar esforços e recorrer ao apoio especializado de um parceiro externo.

Neste processo de procura surge uma referência à LTM que se revelou ser o parceiro certo para o projecto. A metodologia apresentada pela LTM parecia muito simples, mas exigia desde a primeira hora uma determinação e um envolvimento absoluto da gestão de topo e de toda a hierarquia no processo.

Passaram dois anos e estão implementadas todas as fases do processo. No caminho  registaram-se sucessos e insucessos, avançou-se e recuou-se várias vezes, mas o esforço e envolvimento de todos foi enorme. A palavra desistir nunca foi posta na mesa.

Os resultados atingidos satisfazem as expectativas. A organização está consciente de que não é possível abrandar e que o caminho se faz caminhando para evitar retrocessos. O programa iniciou-se com os trabalhadores da Celbi, havendo desde logo a vontade de o estender aos prestadores de serviços. Esta segunda etapa será iniciada brevemente.