A nossa responsabilidade

A nossa responsabilidade

O conceito de responsabilidade social nos dias de hoje, está associado à ideia de que os gestores não devem apenas prestar contas aos acionistas, mas sim a todos os que se relacionam com a empresa, nomeadamente os seus colaboradores.

Por António Jorge Pedrosa, Diretor de Pessoas e Talento do Grupo Altri

A responsabilidade social das empresas materializa-se em duas dimensões: a externa e a interna. Na sua dimensão externa, a Altri procura ativamente estar próxima das comunidades em que se insere, através de ações de natureza diversa, no sentido de promover a transparência, o diálogo institucional e comunitário e estimular um relacionamento verdadeiro e duradouro.

Na sua dimensão interna, referimo-nos claramente às práticas socialmente responsáveis, relacionadas com a política de gestão das nossas Pessoas. Quem conhece o universo Altri, reconhece que desde há muitos anos a esta parte, as suas empresas são uma referência nestas matérias. A aposta nas Pessoas, na sua qualificação e desenvolvimento profissional e pessoal, é um dos vetores estratégicos da nossa empresa. A Altri reconhece os seus colaboradores como um fator de vantagem competitiva sustentável e pauta a sua atuação, no âmbito da sua responsabilidade social, por uma estratégia assente nas seguintes linhas de orientação:

Atrair e reter talento

A dificuldade de recrutamento de jovens qualificados para a indústria é uma questão preocupante, não apenas no espaço nacional, mas também europeu. No panorama nacional existem vários setores de atividade em que este problema se tem acentuado. As empresas do Grupo Altri não são exceção. Para atrair e garantir acesso ao talento, a Altri aposta na ligação às Instituições de Ensino, promovendo uma imagem de competência e de oportunidade de valorização pessoal e profissional. Esta ligação materializa-se na concessão de estágios de índole curricular, profissional ou de pós-formação que, num ambiente rico em experiências e projetos ambiciosos, proporcionam aos jovens uma visão prática dos conhecimentos adquiridos nos seus estudos académicos, capacitando-os para encarar a vida profissional de forma mais confiante. Muitos acabam por ficar connosco, sendo este programa a maior fonte de recrutamento do Grupo Altri. Um exemplo é a iniciativa “Academia de Verão”, que ocorreu o ano passado pela primeira vez em todas as empresas do Grupo. Em 2022 estas duas iniciativas em conjunto envolveram mais de uma centena de jovens.

Desenvolvimento de competências

A aposta no desenvolvimento das competências das suas pessoas é uma responsabilidade assumida pelo Grupo Altri. O esforço e investimento que o Grupo tem realizado na formação nos últimos anos é disso exemplo. Com mais de 23.000 horas de formação em 2022, em áreas técnicas e específicas relacionadas com o processo de fabrico de enorme complexidade ou em áreas comportamentais e de gestão, a visão do Grupo Altri nesta matéria é claramente ambiciosa: ter os melhores e mais bem preparados profissionais do setor. Quando os nossos programas não são suficientes, o Grupo incentiva e apoia o regresso à escola ou a continuidade dos estudos dos seus colaboradores, suportando despesas de deslocação e propinas, sempre que tal é identificado como potenciador do talento mapeado.

Separador

A promoção da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores é outro pilar da responsabilidade perante as nossas Pessoas e de valorização do nosso Capital Humano.

Saúde e bem-estar

A promoção da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores, é outro pilar da responsabilidade perante as nossas Pessoas e de valorização do nosso Capital Humano. O Grupo Altri disponibiliza um conjunto de benefícios para os seus colaboradores, transversais à maioria das empresas do Grupo, com o objetivo de promover a saúde e bem-estar, como são exemplo o seguro de saúde, extensível ao agregado familiar e integralmente pago pela empresa, o seguro de vida e o fundo de pensões.
A Altri tem igualmente na sua estrutura orgânica uma Direção de Saúde Ocupacional que tem como missão contribuir para o bem-estar físico, mental e social das pessoas nas nossas empresas, disponibilizando um posto médico em todas as suas unidades industriais, com um conjunto de serviços especializados, e apetrechados com equipamentos que possibilitam a prevenção de doenças profissionais e promovem o bem-estar.

A abordagem do Grupo à questão da saúde, permitiu gerir de forma absolutamente exemplar e única no país, a gestão da pandemia Covid-19 nas suas operações. Importante ainda destacar a disponibilização pelas empresas de transportes coletivos na Figueira da Foz e em Vila Velha de Ródão, bem como a existência de restaurantes sociais, ou como lhes chamamos cantinas, com refeições a custos controlados, contribuindo igualmente para a promoção do bem-estar dos nossos colaboradores. Ainda neste campo, não deveremos esquecer o papel das atividades dinamizadas pelos clubes desportivos e culturais das empresas Biotek e Celbi que, com o apoio da empresa, dinamizam a construção de um ambiente de trabalho positivo e integrador.

Plano de igualdade

A diversidade e a igualdade de género são uma preocupação que a empresa reconhece como atual e pertinente e, embora a sua área de atividade – predominantemente industrial – seja historicamente mais propensa à predominância do género masculino no seu quadro, tem, desde há vários anos, vindo a definir e implementar medidas que se materializam numa maior paridade de género, nomeadamente nos seus processos de recrutamento, gestão de carreiras e de desenvolvimento cultural e organizacional.

Em simultâneo, o seu Plano de Igualdade fomenta a existência de condições que permitam um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a dimensão extra profissional de cada colaborador (a), fazendo com que as pessoas se sintam mais comprometidas com a Altri, nunca descurando da componente familiar. Medidas como os dias extra de férias, a organização da Colónia de Férias para os filhos dos nossos colaboradores, que envolve 40 crianças e jovens com idades até aos 16 anos, organização de convívios e as festas de Natal, flexibilidade dos horários de trabalho, quando as funções assim o permitem, são exemplos notórios da promoção do equilibro entre as duas dimensões.

Diálogo institucional com os parceiros sociais

O Grupo Altri mantém um diálogo institucional com todas as organizações representativas dos trabalhadores, tendo alcançado de forma regular nos últimos anos e de forma consistente, acordos laborais em todas as empresas industriais, que assumem particular importância no atual contexto de incerteza económica e social, garantindo assim a estabilidade no emprego e o aumento do rendimento dos seus colaboradores.

Ainda que seja uma decisão de gestão e que depende da performance da empresa, recordar que no último ano a empresa atribuiu à generalidade dos seus trabalhadores, um prémio de desempenho equivalente a 3 salários mensais. Este prémio representou entre 16,5% a 21% da remuneração anual de cada colaborador, representando algo excecional no panorama nacional e uma prova inequívoca da preocupação da empresa com as suas Pessoas e respetivas famílias, reafirmando a sua prioridade de reconhecimento do mérito e da excelência do desempenho, num período particularmente difícil.

Valorizar as pessoas

Um Grupo empresarial com a dimensão e presença da Altri sabe quais são as suas responsabilidades e principais prioridades. Neste artigo, procuramos evidenciar que empresa tem no seu ADN uma preocupação superior para com as Pessoas que nela trabalham, e que se superam diariamente, garantindo-lhes as melhores condições para que estejam satisfeitas, motivadas e se sintam orgulhosos por fazer parte de uma equipa de mais de 800 pessoas que tem um futuro audaz: Contribuir para um mundo mais renovável!