Partilhe nas Redes Sociais

Celbi reconhecida como uma das maiores e melhores empresas de Portugal

A Exame premiou, pela 11.ª vez, a Celulose Beira Industrial SA como a maior e melhor empresa no mercado de materiais de base. Há três décadas que a revista Exame, em parceira com a Informa DB e a Deloitte, faz o estudo e a análise das 500 Maiores & Melhores Empresas em Portugal, segmentadas em 13 áreas de atividade.

A edição de 2019 distinguiu 15 empresas em vários setores representativos da economia nacional e destacou o seu contributo em áreas como o comércio internacional ou a criação de postos de trabalho.

A Celulose Beira Industrial (Celbi) foi uma das premiadas tendo recebido, pela 11.ª vez, o galardão de maior empresa no mercado de materiais de base. Paulo Fernandes, presidente da Altri, afirmou que 2018 foi um ano ímpar na história da empresa, tendo sido alcançado resultados- -recorde quer no volume de negócios, com um crescimento de 24% e um total de 544 milhões de euros, quer no resultado líquido, onde a empresa atingiu um novo recorde com 137,8 milhões de euros, o que se traduziu num crescimento do lucro de 55%.

A estes números acresce o aumento das exportações, com um desempenho 27% superior, representando mais de 80% do volume de negócios da Celbi. O presidente da Altri sublinhou que estes números só foram possíveis graças aos últimos investimentos realizados na unidade fabril da Figueira da Foz e à melhoria dos processos produtivos.

A Altri tem vindo a realizar um esforço na redução do impacto ambiental da sua atividade, promovendo, sempre que possível, uma economia circular, nomeadamente no aproveitamento de desperdícios da produção de pasta de papel para gerar energia elétrica e no consumo de água. Para mostrar o compromisso da Celbi e de todo o grupo Altri, Paulo Fernandes sublinhou que há um conjunto de iniciativas em curso que visam alcançar uma pegada carbónica neutra nos próximos anos.