Missão 360: Sensibilização ambiental desde pequenino

Missão 360: Sensibilização ambiental desde pequenino

A Missão 360 é um projeto pedagógico de sensibilização ambiental promovido pela Biond, no âmbito da sua responsabilidade social. Uma missão que tem por herói o esquilo E.T. Quico, e que neste ano letivo 22/23, na 5ª edição, pretende chegar a 30.000 alunos e cerca de 350 escolas.

A Missão 360 é um projeto pedagógico de sensibilização ambiental promovido pela Biond, no âmbito da sua responsabilidade social. Uma missão que tem por herói o esquilo E.T. Quico, e que neste ano letivo 22/23, na 5ª edição, pretende chegar a 30.000 alunos e cerca de 350 escolas.

Ensinar as crianças sobre a importância de conservar os recursos naturais e assegurar um futuro sustentável para a Terra é o objetivo da Missão 360 – Defender a Terra é o nosso papel. Trata-se de um projeto pedagógico de sensibilização ambiental promovido pela Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal, dirigido às crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico e que também envolve os professores e as famílias.

Este ano realiza-se a 5ª edição – que mais uma vez terá por herói o esquilo extraterrestre Quico – e que pretende chegar a 30.000 alunos e cerca de 350 escolas, adiantou Ana Fernandes, Técnica de Ambiente na Biond e Coordenadora do Projeto de Sensibilização Ambiental Missão 360, desde 2021.

O projeto gira à volta da história de um herói, o esquilo E.T. Quico, que viaja até à Terra para ajudar as crianças a travar as mentiras que o terrível Dr. Tulha conta aos adultos para destruir o nosso planeta através da Economia Linear. Na defesa de uma economia circular, o Quico tem a missão de juntar todas as crianças para impedir o Dr. Tulha de consumar a destruição do planeta. Para isso, o esquilo extra-terrestre vai ensiná-las a perceber o que é a economia circular e o lugar da bioindústria do papel nesse sistema.

Desde que arrancou, em 2018, a Missão 360 já se expandiu na “galáxia” educativa. Começou com sete municípios envolvidos, com 6900 alunos e 100 professores empenhados no projeto. Na edição de 2022 foram 33 os municípios que se envolveram nesta iniciativa, na qual participaram 22400 alunos e 530 professores. “Se contabilizarmos os contactos indiretos – professores que não os titulares das turmas inscritas – temos um total de mais de 1530 professores nas escolas aderentes”, sublinha Ana Fernandes.

Para a associação, abraçar esta missão tornou-se parte da sua essência, até para divulgar melhor as suas preocupações ecológicas junto da opinião pública. “As pessoas, o ambiente e o futuro do planeta fazem parte do ADN Biond e do setor que representa”, afirma a Coordenadora do Projeto.

Uma semente que foi plantada

Ana Fernandes, Coordenadora da Missão 360

“O principal impacto desta missão pedagógica é, sem dúvida, com sustentação científica, numa linguagem própria para o público em questão, estarmos a mudar a perspetiva menos positiva de muitos alunos, pais e professores em relação à nossa atividade.

Usando uma metáfora florestal: a Missão 360 é uma semente que plantamos e que, devidamente cuidada ao longo dos anos – com argumentos válidos, com boas práticas e bons exemplos – estará a ajudar ao crescimento de uma goodwill (inteiramente justa) em relação às bioindústrias de base florestal.

Ao passarmos a mensagem que o que fazemos é: plantar árvores, gerir floresta de forma sustentável, e transformar matéria-prima renovável em bioprodutos inovadores, sustentáveis e recicláveis, estamos a demonstrar que o que fazemos ajuda a construir um futuro sustentável, preservar a natureza e o meio ambiente, descarbonizar e reinventar o futuro.

Um sinal de que já se estará num ponto de viragem é a recente introdução de expressões como ‘racismo verde’ ou ‘xenofobia ambiental’ em resposta aos que, sem fundamento, criticam determinadas espécies florestais”.

Como surgiu o canal “verde” com os jovens

A Biond lançou um projeto-piloto destinado ao público jovem e infantil, em contexto escolar, em 2018. O processo de formação de professores nas áreas onde a Biond é especializada, com promoção de visitas às suas fábricas e florestas, fez também parte das atividades a integrar. Antes do arranque oficial do projeto junto da comunidade escolar, foi desenvolvido todo o trabalho de preparação com os parceiros: desde a Direção Geral de Educação (DGE), que aprovou todos os conteúdos e esteve envolvida desde o momento zero, às câmaras municipais e ao Ministério do Ambiente.

Paralelamente, foi decorrendo todo o trabalho de desenvolvimento de materiais e conteúdos, envolvendo os parceiros na sua validação e aprovação e na realização de questionários de diagnóstico junto da comunidade docente. O projeto foi lançado à comunidade escolar em setembro de 2018.


    “A Missão 360 está, de forma clara, a fazer um caminho evolutivo face aos objetivos inicialmente traçados e, de uma forma geral, é muito bem valorizado e apreciado pela comunidade educativa das escolas aderentes”, afirma Ana Fernandes. A última edição contou com algumas novidades, como a realização de duas sessões de formação em colaboração com a DGE, destinadas a professores de todos os ciclos com o objetivo de oferecer conhecimento mais profundo e alargado sobre o tema da Floresta, da Indústria, de Produtos e de Economia Circular cruzando com recursos pedagógicos que permitam aos professores, estreitar a relação com os temas e facultar exemplos de boas práticas de economia circular existentes em Portugal. Realizaram-se também “Conversas Missão 360”: 4 sessões com oradores convidados das empresas associadas a apresentar os temas da indústria papeleira que diretamente se relacionam com o projeto. Esta edição foi também marcada pelo regresso de atividades presenciais, tendo sido oferecidas a algumas das escolas envolvidas visitas a Estações de Biodiversidade das empresas associadas. A 5ª edição será marcada pelo regresso das aulas de Economia Circular às escolas, em formato físico, pela dinamização dos protocolos com as entidades parceiras do projeto e pelo estreitamento da ligação das escolas com o universo das Associadas da Biond.

    Perfil Ana Fernandes

    Uma técnica do Ambiente à frente da missão A Coordenadora do Projeto, Ana Fernandes, é licenciada pela Universidade de Aveiro em Engenharia do Ambiente e com mestrado em Engenharia do Ambiente – Poluição Atmosférica. Desde maio de 2009, é Técnica do Ambiente na Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal, com as “pastas” da política ambiental, energética e alterações climáticas. É também responsável pelo tratamento estatístico dos principais indicadores ambientais e de produção. Sendo a Biond uma entidade formadora certificada, assegura ainda a gestão e coordenação da atividade formativa. Desde 2021, Ana Fernandes assumiu a coordenação do projeto de sensibilização ambiental Missão 360 – Defender a Terra é o nosso papel.

    Ana Fernandes

    Ana Fernandes