Sofia Faria, Gestora de Pessoas e Talento na Altri

Sofia Faria, Gestora de Pessoas e Talento na Altri

Há quanto tempo trabalha na Altri? Desde julho de 2022. No que consiste o seu dia a dia na empresa? No meu dia a dia na Altri procuro compreender as necessidades sentidas com a Gestão de Pessoas nas diferentes empresas do Grupo e nas diferentes Direções e Áreas Funcionais. Procuro identificar os requisitos essenciais a […]

Há quanto tempo trabalha na Altri?

Desde julho de 2022.

No que consiste o seu dia a dia na empresa?

No meu dia a dia na Altri procuro compreender as necessidades sentidas com a Gestão de Pessoas nas diferentes empresas do Grupo e nas diferentes Direções e Áreas Funcionais. Procuro identificar os requisitos essenciais a cada função e definir uma estratégia que permita desenvolver de uma forma consistente o recrutamento no grupo e que, no Grupo, simultaneamente, dê resposta aos desafios da organização. Deste modo, garanto o recrutamento e integração de novos colaboradores para o Grupo, com os perfis adequados e, ao mesmo tempo, consigo recolher informação adicional que suporta as restantes atividades da Direção de Pessoas e Talento, como por exemplo a formação, os planos de desenvolvimento, a gestão de carreira, entre outras. Adicionalmente, estabeleço o contacto com diferentes instituições de ensino no sentido de promover relações de parceria e divulgação do Grupo Altri, e que se traduzem em estágios, curriculares e profissionais, e em dissertações académicas, promovendo e reforçando a capacidade de atração de talento para o Grupo Altri.

O que a motiva na sua função?

Conseguir recrutar a pessoa correta para uma determinada função. Significa que o trabalho anterior que desenvolvi está correto e ajustado às reais necessidades de cada empresa, e que, paralelamente, tivemos capacidade de atrair novas pessoas com potencial, know-how e experiência. O passo seguinte será o de assegurar a retenção dessa pessoa, responsabilidade que acaba por ser partilhada por todos nós, e permitir que essa pessoa se possa desenvolver pessoal e profissionalmente. Importa referir que o poder interagir com diferentes interlocutores, de diferentes áreas funcionais e níveis hierárquicos, e aprofundar o conhecimento da Altri num todo é também algo que me motiva.

Há algum momento que a tenha marcado na Altri? Pode explicar?

Ainda não tive um momento único que se destaque. Tem sido um período globalmente marcante no que se refere à forma de estar do Grupo relativamente às suas pessoas, sejam elas trabalhadores ou comunidades envolventes. Existe uma enorme disponibilidade de todos para receber bem os novos colegas, para acompanharem in loco e explicar pacientemente quem são e o que fazem. O mesmo se aplica com a preocupação da empresa, quer com o bem-estar dos seus trabalhadores, quer com a possibilidade de conciliarem a sua vida pessoal com a profissional. Acho impressionante a atuação com as comunidades locais, discreta mas impactante, da Altri ao nível da responsabilidade social. Recomendo!