Take a photo and send a message

Take a photo and send a message

Esta iniciativa teve por objectivo promover, divulgar e sensibilizar trabalhadores e prestadores de serviços, na Celbi, para temáticas relacionadas com a Segurança no Trabalho.

No passado dia 11 de Setembro de 2018, realizou-se na Celbi uma atividade denominada de Take a photo and send a message. Esta iniciativa não foi circunscrita aos trabalhadores da Celbi, mas alargada aos prestadores de serviços externos.

A iniciativa consistiu no enchimento de balões com hélio, para que ficassem visíveis todo o dia.

Os balões exibiam cinco frases: “Atenção! Não obstruir!”; “Avalie o Risco Sempre!”; “Cuidado! Em movimento”; “Respeite as Regras ou Saia!” e “Já colocou os óculos de protecção?”

“O dia foi longo e palmilharam-se muitos quilómetros tentando chegar ao máximo possível de trabalhadores”, disse Ângela Ribeiro, Técnica de Segurança do Trabalho na Celbi.

A iniciativa percorreu todas as salas de controlo, a oficina Eléctrica, a Mecânica, a Mecânica-Auto, as obras com número mais elevado de trabalhadores externos, os escritórios, o Armazém Geral, o Laboratório, o Posto Médico e a cantina.

À medida que a equipa circulava pela fábrica colocava os balões e interagia com quem se cruzavam, alertando os peões para o respeito pelos caminhos pedonais; os trabalhadores que conduziam empilhadores e plataformas elevatórias para o cuidado redrobrado que devem de ter quando circulam no interior da fábrica, e os trabalhadores alocados às diversas obras para a importância do uso de óculos de protecção.

Separador

A iniciativa foi preparada e dinamizada pela Celbi, em parceira com a LTM – Consultoria, para divulgar e sensibilizar os trabalhadores da empresa e os prestadores de serviços para as temáticas relacionadas com a Segurança no Trabalho

Todos os trabalhadores que participaram na iniciativa receberam um autocolante com a mensagem: Compromisso pela Segurança – Eu Participo.

Tanto os trabalhadores Celbi como os prestadores de serviços externos permitiram que se registasse o “momento” numa fotografia impressa e de seguida, sugerindo uma frase criativa para a legenda. De realçar que foram inúmeras as frases criativas que revelaram o empenho e o sucesso da iniciativa, em que se aliou a realização da tarefa ao comportamento seguro.

Ângela Ribeiro realçou que, de uma forma geral, “todos participaram e questionaram o objectivo da actividade”. A responsável acrescentou que “o principal objectivo da iniciativa era abordar diversas temáticas da Segurança no Trabalho e, nesse sentido, a meta foi mais que superada”.

No fim do dia foi elaborado um mural, na portaria da fábrica, com os as imagens obtidas, tendo permitido transformar os compromissos de todos perante a Segurança no Trabalho em património que ficará, certamente, na memória.

“O caminho que se avizinha é longo e todas as iniciativas que surgirem devem ser encaradas como uma mais-valia, para que todos tomemos e encaremos a Segurança no Trabalho como o foco do nosso dia-a-dia. Que o Compromisso pela Segurança seja um Compromisso de Todos!”, concluiu Ângela Ribeiro.